Skip to main content

Controle ambiental

Milhares de pessoas sofrem de sintomas alérgicos causados por alérgenos intradomiciliares como a poeira doméstica, ácaros, pêlos de animais, baratas e fungos.

Com a ajuda do seu alergista você pode identificar quais alérgenos intradomicilares provocam seus sintomas e fazer as mudanças ambientais para evitá-los.

Controlando os ácaros da poeira

Pó doméstico e os ácaros – os desencadeantes mais comuns de alergia e asma – são encontrados por toda a casa, mas principalmente nos quartos e estofados (sofás, cadeiras de tecido, almofadas). Como muito tempo é passado dentro do quarto é essencial diminuir o nível de ácaros no mesmo.

Encapar cobertas, colchões e travesseiros com capas especiais. A roupa de cama deve ser lavada semanalmente em água quente e passada à quente. Mantenha a umidade do ar baixa, utilizando desumidificadores ou ar condicionado. Remova carpetes, tapetes, papéis de parede, cortinas de tecido e objetos de decoração em excesso.

Pessoas com alergias devem usar aspiradores de pó com filtro HEPA, utilizar uma máscara quando forem realizar limpeza doméstica como aspirar pó ou pedir a outros para fazê-lo.

Controlando os alérgenos de animais

As pessoas não são alérgicas somente ao pêlo do animal, mas sim a uma proteína encontrada na saliva, na caspa (pele morta descamada) ou na urina de animais com pêlo. Em geral os sintomas aparecem rapidamente.

Algumas pessoas têm sintomas crescentes que se tornam mais intensos oito a doze horas após o contato com o animal. Pessoas com alergias intensas podem ter reações em locais públicos se o pêlo do animal tiver sido transportado nas roupas do dono do animal.

Não existem raças hipoalergênicas de gatos ou cães. O mesmo vale para qualquer animal com pêlos, portanto é melhor retirá-los de casa e evitar o contato com pessoas muito alérgicas. Manter um animal no quintal é somente uma solução parcial, pois mesmo as casas com animais no quintal ou jardim mantém alta concentração de alérgenos animais.Mesmo que você não seja alérgico ao animal , na pele deles também há ácaros. Antes de adquirir um animal de estimação procure seu alergista para determinar se você é alérgico a animais ou à ácaros.

Se você não puder evitar a exposição tente minimizar o contato, mantê-lo fora do quarto e de outros ambientes da casa onde você passa os maiores períodos de tempo. Assim como a pele e a saliva são fontes de alérgenos de gatos e cães a urina é fonte de alérgenos de coelhos, hamsters,ratos e porquinhos da Índia.Peça a um membro não alérgico da família para limpar a gaiola do animal.

Assim como os ácaros da poeira aspire carpetes com freqüência utilizando filtros HEPA ou substitua o mesmo por pisos de madeira ou cerâmica.

Controlando baratas

Um alérgeno presente nas fezes de baratas é um dos principais desencadeantes de sintomas de asma, especialmente para as crianças que vivem em áreas com alta densidade populacional e em regiões metropolitanas.

Bloqueie todos os locais por onde as baratas podem entrar na casa, incluindo esgotos, ralos, fendas nas paredes e janelas. Baratas necessitam de água para sobreviver. Conserte todos os canos e torneiras com vazamentos.

Não deixe comida exposta. Limpe o chão e superfícies da pia e mesa após as refeições. Lave a louça logo após o uso, e mantenha limpos fornos, geladeiras, tostadores e tudo mais onde resíduos alimentares possam se acumular. Retire o lixo imediatamente.

Controlando o mofo

As manchas de umidade e o mofo nos interiores se multiplicam em áreas da casa com maior nível de umidade, como sótãos úmidos e janelas de banheiros. Estes mofos liberam pequenos esporos que podem causar sintomas de alergia. Eles são removidos facilmente com detergentes. Papéis de parede com mofo devem ser removidos. Conserte goteiras e vazamentos.

Evite guardar roupa, papéis e outros objetos em áreas úmidas.

Todas as casas, principalmente sótãos, banheiros e cozinha requerem ventilação e limpeza constante para evitar o aparecimento de mofo e manchas de umidade.

Pólen

O pólen é necessário para fertilizar as plantas. Pólen de plantas com flores coloridas, como as rosas, em geral não causam alergias. Estas plantas necessitam de insetos para transportar o pólen para a fertilização. Por outro lado muitas plantas têm flores que produzem um pólen que é facilmente espalhado pelo vento e pode causar alergias.

Cada planta tem um período de polinização que não varia muito de um ano para outro. Entretanto o clima pode afetar a quantidade de pólen no ar. A estação de polinização inicia na primavera, mas em lugares úmidos pode durar o ano inteiro.

Close Menu

Revit Medicina Integrada

Rua Padre Anchieta, 2194, sala 301, 3º andar
Bigorrilho
CEP 80730-000
Curitiba-PR

(41) 99208 0590
(41) 3093 0590

atendimento@revitmed.com.br