Vacinas para alergia
Se você tem alergias talvez esteja pensando se vacinas para alergia seriam o melhor tratamento para você. Apesar de ter que tomar vacinas regularmente não ser representar algo divertido para ninguém a possibilidade de ficar livre dos sintomas da alergia pode ser atraente.
As vacinas para alergia ou imunoterapia têm o objetivo de aumentar sua tolerância aos alérgenos que provocam os seus sintomas cada vez que você for exposto a eles. Um alergista/imunologista é o médico qualificado para testar que tipo de alergias você tem e lhe orientar se as vacinas para alergia são boas opções para você.
Quem pode ser tratado com vacinas para alergias?
Vacinas para alergias são recomendadas para pacientes com asma alérgica , rinite e conjuntivites alérgicas e alergia à picada de insetos. Elas ainda não são recomendadas para alergias alimentares. Antes da decisão de iniciar um tratamento com vacinas para alergia os seguintes fatores devem ser considerados:
– freqüência da alergia e a intensidade dos sintomas;
– se medicamentos e/ou mudanças no ambiente podem controlar seus sintomas alérgicos;
– seu desejo de evitar uso prolongado de medicamentos;
– disponibilidade de tempo e comprometimento com o tratamento;
– custos financeiros.
A imunoterapia para crianças é eficaz e frequentemente bem tolerada. Ela ajuda a prevenir o desenvolvimento de novas sensibilizações alérgicas ou a progressão para a asma.
Como funcionam as vacinas para alergia?
Vacinas para alergia funcionam como as outras vacinas.Seu corpo responde à administração de partes de alérgenos pouco a pouco (em doses gradativamente crescentes), desenvolvendo resistência e tolerância a eles.As vacinas para alergia podem reduzir a frequencia e a intensidade de seus sintomas a mínimos ou ausentes quando você for novamente exposto aos alérgenos da vacina.
Existem duas fases na imunoterapia: indução e manutenção.
A fase da indução, em geral leva de três a seis meses e envolve a administração de doses crescentes de alérgenos. A freqüência da administração das vacinas varia conforme o esquema utilizado.
A fase de manutenção inicia quando a dose mais efetiva é encontrada.Esta dose é diferente para cada pessoa dependendo da intensidade da alergia e da resposta à fase de indução.Assim que a dose de manutenção for atingida o intervalo entre as doses da vacina aumentará.
Quando eu me sentirei melhor?
Algumas pessoas percebem a diminuição dos sintomas ainda na fase de indução.Outras podem levar até 12 meses na fase de manutenção para notar a melhora.Se você não melhorar considere as seguintes situações:
– sua vacina talvez não tenha quantidades suficientes de alérgeno;
– existência de alérgenos não identificados no seu teste de alergia;
– altos níveis de alérgenos presentes no seu ambiente;
– exposição intensa a desencadeantes não alérgicos (por exemplo – fumaça de cigarro).
Quando parar com as vacinas para alergia?
Após atingir a dose de manutenção a imunoterapia efetiva em geral é continuada por três a cinco anos.A decisão de parar deve ser discutida com o seu alergista. Alguns indivíduos podem experimentar uma redução permanente dos seus sintomas mas outros podem ter uma recidiva e nesses casos um período mais longo de vacinas para alergia deve ser considerado.
Quais são as possíveis reações?
Existem dois tipos de reações adversas que podem ocorrer durante a imunoterapia. Em geral os sintomas incluem piora dos sintomas alérgicos, como espirros, obstrução nasal, urticária.Raramente uma reação mais grave chamada anafilaxia pode ocorrer.Seu alergista é treinado para identificá-las e tratá-las.
Sinta-se melhor. Viva melhor!
Cuidados adequados fazem a diferença entre sofrer com doenças alérgicas ou sentir-se melhor. Procure um alergista. Você pode ter um diagnóstico preciso, um tratamento que funcione e receber informação que lhe ajude a controlar sua doença.