Skip to main content

Você sabe o que é imunologia?

É a ciência que estuda o sistema imune, nosso sistema de defesa, bastante complexo, responsável pela proteção do nosso organismo contra agentes externos – parasitas, vírus, fungos, bactérias, mas também responsável pela vigilância imunológica, auxiliando no combate às células do organismo que sofrem alterações, como as células tumorais.

A comparação do sistema imune a um exército é bastante interessante, pois, à semelhança deste, nosso sistema imunológico apresenta diferentes níveis de especialização, cada um deles com funções especificas, mas sempre atuando em conjunto.

Estou sempre doente... posso ter imunidade baixa?

Essa é uma dúvida bastante freqüente. O sistema imune existe no organismo humano para nos defender de agressões de qualquer natureza, e desequilíbrios no mesmo podem se manifestar de diversas formas, como uma freqüência aumentada de doenças.

Existem muitas doenças do sistema imune que podem, sim, predispor a quadros infecciosos de repetição. Uma avaliação médica detalhada ajuda muito.

Meu filho vive doente... Quando, em especial, eu devo me preocupar com a freqüência das infecções?

Crianças nos primeiros anos de vida costumam adoecer com freqüência, em especial aquelas que frequentam berçários ou escolas, e as crianças alérgicas. Na maioria das vezes esses quadros são benignos e transitórios, melhorando com o passar dos anos e o desenvolvimento das crianças. Porém, somente o médico pode avaliar adequadamente se existe motivo real ou não para maiores preocupações.

As sociedades médicas recomendam especial atenção aos sinais de alerta para a possibilidade de imunodeficiência primária na criança. Procure avaliação médica especializada se seu filho teve:

– pneumonias, otites, estomatites de repetição
– histórico de infecção grave – meningite, artrite, infecção generalizada
– gastroenterites de repetição ou diarreia crônica
– alergias de difícil tratamento, como asma grave
– doenças auto-imunes
– reações adversas graves a vacinas
– histórico familiar de imunodeficiência

Para os adultos, quais seriam os sinais de alerta para imunodeficiência?

Nos adultos, infecções recorrentes sempre chamam a atenção. Destacam-se as otites, sinusites, pneumonias, diarreia crônica, infecções virais repetidas – resfriados, herpes, verrugas, infecções fúngicas, histórico familiar de imunodeficiência.

Quais são as manifestações mais frequentes das doenças do sistema imunológico?

As mais comuns são as doenças alérgicas – rinite, asma, dermatites, alergias alimentares e medicamentosas. Além das alergias, destacam-se também as imunodeficiências primárias ou adquiridas, e as doenças auto-imunes.

O que acontece quando o nosso sistema imunológico apresenta falhas?

Defeitos neste sistema podem acarretar inúmeras conseqüências, principalmente infecções.

Existem deficiências do sistema imune que são congênitas, ou seja, são decorrentes de alterações na genética dos indivíduos, mas existem também aquelas que são adquiridas, ou seja, há um dano no sistema imune causado por  fatores externos, como a infecção pelo HIV ou os efeitos colaterais do uso de medicamentos.

Existe ainda uma situação muito comum que é o comprometimento temporário do sistema imune, provocado por  situações de estresse físico ou mental, quando o paciente fica mais suscetível a determinadas infecções.

O que são doenças auto-imunes?

As doenças auto-imunes são um grupo de  doenças relacionadas entre si, que podem acometer  qualquer órgão ou sistema do nosso organismo. São doenças que podem ter sintomas muito distintos, tornando-as muitas vezes difíceis de serem reconhecidas  e  diagnosticadas.

O problema é o mesmo em todas as doenças auto-imunes: o sistema imunitário fica desorientado, atacando o próprio corpo e os órgãos que deveria proteger. Diagnóstico precoce e adequado permite tratamento individualizado e melhora a qualidade de vida dos pacientes.

O que causa as doenças auto-imunes?

Os cientistas não compreendem ainda totalmente o sistema imunitário e o que leva o nosso organismo a produzir um ataque contra si próprio.

Normalmente, o sistema imunitário protege o nosso corpo das agressões externas produzindo anticorpos que destróem os invasores (vírus e bactérias, por exemplo ). As doenças auto-imunes ocorrem quando o corpo produz anticorpos que  atacam as próprias células. Sabemos que pessoas com predisposição hereditária (genética) para desenvolver doenças auto-imunes podem ter seu quadro desencadeado por infecções, alterações hormonais e estresse, como se essas situações representassem o sinal de start  para a doença começar a se manifestar.

Existe tratamento para as doenças imunológicas?

Sim, diversas opções para o tratamento dessas doenças estão disponíveis atualmente. Todos os tratamentos devem ser discutidos individualmente com  médico assistente. Na maioria dos casos, uma abordagem multidisciplinar é necessária.

Tenho a imunidade baixa. Posso tomar vacinas?

A decisão de vacinar ou não os pacientes que apresentem problemas na imunidade deve sempre ser orientada pelo médico assistente. Alguns pacientes podem e devem tomar vacinas, outros tem contra-indicação formal a elas.

Qual o especialista apto a avaliar o sistema imunológico?

O imunologista é o profissional apto a avaliar estes pacientes. Pela consulta médica, ele avaliará a necessidade de investigação através de exames laboratoriais, dando ao paciente a orientação adequada.

Como se faz o diagnóstico de doenças imunológicas?

Como se tratam de doenças que podem ser se manifestar das mais variadas formas, é muitas vezes difícil e demorado chegar a conclusão diagnóstica. A grande arma para orientar a investigação é a história clínica (escutar as queixas dos doentes) e, perante os antecedentes do paciente e de seus  familiares, escolher cuidadosamente os exames a realizar. Deve ser o seu médico assistente o responsável por orientar a realização desses exames.

MARQUE SUA CONSULTA:
(41) 99208 0590 ou (41) 3093 0590

Close Menu

Revit Medicina Integrada

Rua Padre Anchieta, 2194, sala 301, 3º andar
Bigorrilho
CEP 80730-000
Curitiba-PR

(41) 99208 0590
(41) 3093 0590

atendimento@revitmed.com.br