Skip to main content

Reações Alérgicas

Alergias com frequência lembram espirros, nariz escorrendo, tosse, olhos lacrimejando, pele irritada.
Uma reação alérgica é o resultado de uma reação em cadeia que começa nos seus genes e é expressa em seu sistema imune.
O que acontece dentro do seu corpo quando você tem uma reação alérgica?
Leia para entender!

 

O Sistema Imunológico

Seu sistema imunológico controla como o seu corpo se defende. Por exemplo: se você tem alergia a pólen, seu sistema imunológico identifica o pólen como um invasor ou alérgeno. Ele irá reagir intensamente com a produção de anticorpos chamados imunoglobulina E (IGE). Estes anticorpos viajam até  células capazes de liberar determinadas substancias causando uma reação alérgica. Esta reação usualmente causa sintomas no nariz, pulmões, garganta, seios da face, ouvidos, trato digestivo e na pele.

Cada tipo de IGE tem um “radar” específico para cada tipo de alérgeno. É por isso que algumas pessoas são alérgicas somente ao pêlo do gato (elas têm apenas anticorpos IGE específicos para o pêlo do gato); enquanto outras tem reações alérgicas a múltiplos alérgenos porque elas têm muito mais tipos de anticorpos IGE.

Ainda não se sabe exatamente porque algumas substâncias provocam reações alérgicas e outras não, nem porque algumas pessoas têm reações alérgicas e outras não. Uma história familiar de alergias é o fator isolado mais importante que coloca você em risco para o desenvolvimento de doença alérgica.

 

Tipos de Alergia

Aproximadamente 40% da população sofre de algum tipo de doença alérgica e isso está aumentando.

Rinite alérgica – pode ser intermitente ou persistente. A rinite intermitente ou sazonal tipicamente ocorre na primavera, no verão ou no outono. Os sintomas incluem espirros, obstrução nasal ou coriza e coceira no nariz, olhos e na garganta. Quando os sintomas duram o ano todo é provável que eles sejam causados por exposição à alérgenos intradomicilares como ácaros da poeira, fungos ou animais.

Conjuntivite alérgica – ocorre quando os olhos reagem aos alérgenos com sintomas como vermelhidão, coceira e inchaço.

Dermatite atópica ou eczema em geral resulta da exposição de alérgenos `a pele. Sintomas incluem coceira, vermelhidão, manchas e descamação e em geral iniciam na infância em mais de 80% dos casos. Cerca de 50 % das pessoas com dermatite atópica desenvolvem asma.

Urticária – é caracterizada por placas elevadas, vermelhas e pruriginosas, podem ser pequenas ou grandes. Em geral são desencadeadas por certos alimentos e medicamentos.

Asma – é uma doença pulmonar crônica caracterizada por tosse, dificuldade respiratória e chiado. Mais de 75% das pessoas com asma tem também rinite alérgica. O papel da alergia na asma é maior nas crianças do que nos adultos. Quando você tem sintomas de asma, suas vias aéreas inflamadas se estreitam, tornando a respiração mais difícil. Se você tem alergias, inalar os alérgenos pode piorar a obstrução das vias aéreas. Asma também pode ser resultado de infecções respiratórias ou de exposição a irritantes como a fumaça do cigarro.

Pessoas com alergia alimentar podem ter reações severas e com risco de vida se elas comerem alimentos aos quais estejam sensibilizadas. Os desencadeantes mais comuns são as proteínas do leite de vaca, ovos, amendoim, soja, trigo, peixe, frutos do mar, castanhas e nozes.

Alimentos, medicamentos, picadas de insetos e exposição ao látex podem desencadear anafilaxia. Anafilaxia é uma reação alérgica grave, de início súbito e intensidade variável e que acomete várias partes do corpo. Os sintomas incluem uma sensação de mal-estar, coceira na garganta ou na pele, dificuldade respiratória, ansiedade, dor abdominal, vômitos, diarreia. Nos casos mais severos pode ocorrer hipotensão, perda da consciência e choque. Sem tratamento imediato com uma injeção de adrenalina a anafilaxia pode ser fatal.

 

Diagnóstico e Tratamento das Reações Alérgicas

O alergista e imunologista é o profissional mais adequado para tratar as doenças alérgicas. Para determinar se você tem alergias ele realizará uma história clínica e um exame físico. Testes alérgicos cutâneos ou exames de sangue podem ser realizados para determinar o que está causando sua alergia.

Após os agentes desencadeadores das suas alergias serem identificados seu alergista pode ajudá-lo a estabelecer um plano de tratamento adequado para o seu caso, o que pode variar de orientações para evitar o contato com o que provoca sua alergia, uso de medicamentos de forma preventiva ou para o controle das crises. Vacinas para alergia (imunoterapia) talvez sejam indicadas.

Seu alergista pode lhe ajudar com um diagnóstico adequado e planejar um tratamento que lhe permita sentir-se melhor e viver melhor.

 

Close Menu

Revit Medicina Integrada

Rua Padre Anchieta, 2194, sala 301, 3º andar
Bigorrilho
CEP 80730-000
Curitiba-PR

(41) 99208 0590
(41) 3093 0590

atendimento@revitmed.com.br