Skip to main content

O que é constipação intestinal?

É a dificuldade de eliminar ou evacuar as fezes que, geralmente são endurecidas, em pequenos volumes, podendo provocar dores na barriga (cólicas), gases e até sangramento.

 Por que ocorre?

Dieta pobre em fibras e líquidos, pouca alimentação, alimentação rica em alimentos que podem prender o intestino, problemas emocionais, falta de treinamento dos hábitos de evacuação ou problemas ambientais (banheiro sujo na escola, falta de um período tranquilo para evacuar).

 Como se manifesta?

Geralmente a criança apresenta uma distância maior entre as evacuações, dor na hora de evacuar, tentam não evacuar por medo. Muitas vezes, como as fezes são volumosas e endurecidas podem machucar o ânus na passagem, provocando fissuras e sangramento, que tornam a próxima evacuação ainda mais dolorosa. A criança acaba retendo mais fezes, tornando-as mais endurecidas. Algumas crianças apresentam perda involuntária de pequena quantidade de fezes amolecidas que sujam a roupa, decorrente do acúmulo de fezes no reto ( parte final do intestino).

Como se faz o diagnóstico?

Através da história, do exame físico (massa palpável em abdome) e do toque retal (fezes em ampola retal).

Só são feitos os exames complementares para a investigação diagnóstica se o paciente não responde bem ao tratamento instituído, pois sugere que a doença, neste caso, tenha causa orgânica.

 Como é o tratamento?

Para todas as crianças constipadas é iniciado o tratamento antes de qualquer exame. A base do tratamento é quebrar o círculo vicioso de dor e retenção de fezes para que a criança perca o medo de evacuar. Por esse motivo a criança deverá fazer o uso de medicação laxativa prescrita pelo médico, dieta com maior teor de fibras, ingestão de água. O tratamento é prolongado e dura vários meses para obter resultados bons e duradouros.

O paciente deve ter sempre um local adequado para a evacuação, isto é, limpo e calmo. Os pés da criança devem ficar apoiados para aumentar a força na musculatura abdominal durante a evacuação. Nunca pendurados. No colégio a professora ou responsável deve ser informada do tratamento para que libere o paciente para ir ao banheiro quando pedir. Sempre que conseguir evacuar a criança pode ser elogiada porém nunca castigada por não evacuar. Outro fator importante são os exercícios físicos, que aumentam a força abdominal facilitando o ato evacuatório.

Quando o objetivo for atingido e o paciente estiver evacuando normalmente, sem medo, a dose do laxante vai sendo reduzida aos poucos, mantendo-se sempre a dieta.

 Dieta

A dieta rica em fibras auxilia no tratamento da constipação.

Deve ser aumentada a quantidade de líquidos que a criança ingere diariamente, para que a dieta rica em fibras seja eficaz.

 O que é fibra?

É a parte dos alimentos que não é digerida pelas enzimas digestivas do aparelho gastrointestinal do homem, sofrendo a ação da bactérias do intestino grosso e com a propriedade de fixar a água.

As fibras podem ser classificadas em solúveis e insolúveis, sendo que as insolúveis aceleram o trânsito intestinal, aumentam o volume fecal, auxiliando no tratamento da constipação.

Nas frutas, leguminosas, aveia e cevada encontram-se maiores teores em fibras solúveis. As fibras insolúveis têm como principais fontes o trigo, as hortaliças e os grãos.

Recomendações:

  • Mastigar bem os alimentos
  • Permanecer sentado no vaso sanitário por 10 minutos, após uma refeição. Sempre com os pés apoiados
  • Lembrar de tomar água durante o dia
  • Quando for o caso, de preferência comer fruta com casca e bagaço
  • Respeitar os horários das refeições

Não abandonar o tratamento alimentar só porque o seu intestino melhorou.

Close Menu

Revit Medicina Integrada

Rua Padre Anchieta, 2194, sala 301, 3º andar
Bigorrilho
CEP 80730-000
Curitiba-PR

(41) 99208 0590
(41) 3093 0590

atendimento@revitmed.com.br